free web counter
Textos


Inveja

“Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada a um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra".

Fonte: Dicionário Dorsch de Psicologia

Até que se descubra que todas as pessoas são exatamente iguais vai um longo caminho. Algumas possuem mais habilidades, maior poder de sedução, liderança, simpatia, empatia, mais capacidade de chamar a atenção para si e às vezes, nem é proposital. Uma criança pequenina jamais irá entender por que a amiguinha, que mora bem do lado de sua casa, tem todos os brinquedos e ela não tem nenhum. Para um adolescente será difícil aceitar os bonés comprados em camelôs da esquina enquanto seu colega, que se senta ao seu lado na escola, usa os de griffe.  Para um senhor recém-aposentado, que era considerado um profissional exemplar, é difícil compreender por que o colega foi readmitido com um contrato especial, apenas dois dias depois da aposentadoria e ele, coitado, está em casa, perambulando de um lado para outro!  – E o que é pior – descobre que nunca foi dono da casa; esteve fora por muitos anos e agora não pode opinar em nada. Aquela senhora que morava na esquina mais bonita do bairro perdeu toda a sua coleção de orquídeas raras, de madrugada, enquanto dormia. Uma semana depois de entrar no novo trabalho, a moça desengonçada começa a usar maquilagem, faz escova progressiva nos cabelos encaracolados e torna-se uma bela amostra feminina, sobressaindo-se e em poucos meses, ganha promoção...

Aí, quando essas pessoas menos favorecidas demonstram a sua insatisfação – que gera insegurança – passa a ser considerada como alguém que não sabe ser humilde e não aceita o que lhe foi destinado na vida...

Isso é inveja? Sinceramente, tenho minhas dúvidas.



A inveja é dos sete pecados capitais e é citada largamente na Bíblia. É aquela vontade irrefreável de possuir o que é do alheio, é morder os dedos de raiva do outro, é ter tanta dor nos cotovelos que a pessoa sai andando segurando os braços para não deixá-los cair.

É necessário que se reflita sobre o verdadeiro significado da inveja e nas diferenças sociais, no comportamento inexplicável de administradores de empresas e tantos outros pequenos detalhes que nos acompanham, onde nos vemos indefesos e sem nenhuma chance de mudança.

Isso é o que eu penso... não necessariamente o seu modo de pensar terá que ser igual...

 

Bom dia!

 

Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 26/02/2008
Alterado em 31/01/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com