free web counter
Textos


Santa Teresa/ES. 14 e 15 de janeiro de 2008.

 

 

Querida neta Elis,

 

São 23:48 minutos do dia 14/01 e não consigo dormir. Senti uma enorme saudade de você. Daqui a dois minutos você completará 11 anos. Destes 11 anos só conviveu conosco, somente 2 aninhos. No dia 06 de janeiro que antecedeu ao seu aniversário de 2 anos, você foi embora e nunca mais voltou. A lembrança que temos de você é de uma menininha linda, gordinha, pernas grossas e bundinha arrebitada. Era querida por todos moradores da rua onde morava. Era simpática e por isto muito amada.

O relógio está batendo meia noite e você está aniversariando. Que Deus lhe dê muita saúde, paz e que seja uma menina-moça muito meiga. Quando você nos deixou, deixou também uma família, a família de seu pai, assim distribuída...

Seu pai Dinho, que até hoje sofre com a sua falta e lhe tem perto nas inúmeras fotos espalhadas pela sua casa. Fala pouco em você e, se fala,os olhos enchem de lágrimas. Fica com o olhar perdido quando vê uma menina da sua idade, como se quisesse matar a saudade de você naquela garota.  Que pena que tenha que ser assim.   Mas, minha neta querida, ame sempre o seu pai,  que ele a ama demais.

Seus avós Armando (um pouco doentinho)e Nêga (eu) nunca esquecemos de pedir a Deus que lhe ilumine sempre e esperamos um dia antes de morrermos, lhe ver. Tivemos com você por pouco tempo, tempo esse com pouco contato.

Seu bisavô Primo, que hoje está no céu  e partiu com o desejo de revê-la, mas não deu tempo.  Você ia todas as tardes na casa dele e lhe penteava os cabelos brancos, enquanto esperava a sopinha da bisavó Melinda, que com carinho fazia pra você, afinal você era a sua primeira bisneta.

 

Os seus tios irmãos de seu pai, Kadú, Rose e Nani, ficaram aqui achando que você voltaria no final de janeiro e se passaram  nove janeiros e você não voltou. Seus primos Emmanoel que hoje está com 18 anos é músico e tenta o vestibular, para engenharia da computação e Matheus que completará 14 anos no dia 10 de março, irá cursar a  8ª série é lindo e muito amado, são filhos da tia Nani, irmã de seu pai Dinho. E aí a família cresceu um pouco mais na casa do Tio Kadú, irmão de seu pai, casado com Adriana, com a chegada de Luiza com 7 anos, a bailarina e pintora da familia e de Olivia, com nove meses, que se parece com você, linda mesmo! Tia Rose, casada com Ludô que é francês e não tem filhos, que de vez enquanto manda cartão prá você. Nós a chamamos de bruxinha da família, pelo jeito legal de ser.

Estou lhe escrevendo e o sono não chega. Mas hoje é seu aniversário e deve ser comemorado, pois não se é criança duas vezes e você caminha para a adolescência. Viva intensamente sua infância e quando chegar a fase adulta seja uma moça feliz, podendo escolher uma carreira e seguir suas vontades.

Continuo falando da sua família teresense:

Seus tios avós: Eloiza, Toninho, Sonia e Paulo que são irmãos da Vó Nêga. Tia Eloiza é casada com tio Armando, que é cirurgião dentista, eles tem dois filhos, Lorenzzo e Cândida.  Lorenzzo que é famacêutico e está cursando faculdade de odontologia é casado com Gina que é arquiteta,  tem dois filhos, a Lara de 3 anos e o Davi de 9 meses.  A Cândida que é dentista também, é casada e não tem filhos.

Tio Toninho  é médico e casado com Margarete também médica, tem duas filhas: Livia e Clara. Lívia está cursando direito e Clara, Medicina.  Tia Sônia é escritora e advogada, tem dois filhos Rodrigo o pai da Rayna que você conhece moram em Brasília e Ricardo, um rapaz muito esforçado, sempre viajando o mundo à trabalho, breve estará  se casando, mora em Vitória. Tio Paulo que é casado com Rosiane, ambos dentistas e pais de Gabriel de 3 anos, um garoto peralta a coisa mais linda!

Ufa! Acho que me empolguei e fiz um histórico familiar, para que você conheça um pouco a família de seu pai.

Querida perdão por tomar seu tempo, mas as vezes é preciso colocar nossos sentimentos prá fora para não explodirmos.

Esta cartinha está pronta, quando eu for trabalhar vou passá-la à limpo (é o que estou fazendo agora) porque estou um pouco trêmula e chorosa e a letra ficou feia.  E o sono não veio...

 

Beijos da Vó Nêga.


Observação muito importante: esta carta foie scrita à mão, pela minha irmã, Maria Cecília, avó da Elis.  Nem uma palavra foi mudada.

DISPONIVEL EM ÁUDIO

Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 15/01/2008
Alterado em 31/01/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com