free web counter
Textos


Vovó na Família



Vovó Lili é muito levada da breca. Apronta todas e mais uma, todo dia. A filha vive correndo atrás das traquinagens da velhinha, que tem uma capacidade incrível de criar as mais inusitadas situações. A filha finalmente convenceu a vovó a lhe dar uma ajuda na arrumação da casa.  Levou um susto quando, atrás das portas, dentro de pequenos potes, misturadas em lençóis, encontrou centenas de notas de dinheiro... já sem nenhum valor.

- Viu, minha filha, como qui io sô rica ? Mi vivo no meio dum monte de dinheiro di rico! Di rico di verdade!

A neta pediu que a vovó desse alguns das centenas – também – de panos de prato. Dona Lili não pensou duas vezes. Pegou os mais desbotados e rasgados pelo tempo, cheios de vincos amarelos de poeira e os deu, sorrindo.

- Viu, minha filha, agora você vai poder usá tudo us pano que tanto quiria! Us otro cê deixa aqui pra mim usá quando qui eu quiser lavá  i enxugá as parte...

Pior mesmo, foi o destino dos lindos cristais, que ela não deixava ninguém tocar : ela mesma, ao namorar as peças maravilhosas, guardadas por anos e anos, teve o “cuidado” de derrubar tudo de uma vez só. Quebraram-se todas, uma a uma.

A cristaleira estava tão velha e a madeira ressequida que, ao tocar as peças queridas, desmoronou – com cristais e tudo!

- Ô, vá lá ! Io me vou mi arrumar tudim de novo.

Saiu, toda serelepe, para comprar um vidro de cola. (*)


(*) Baseado em fatos reais... 
     O sotaque é de dialeto italiano com mistura de português de minha terra.







Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 07/03/2007
Alterado em 20/10/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com