free web counter
Textos



Olá, meus amiguinhos! Somos dois cachorrinhos, muito velhinhos. Eu, Teca Maria Sancio Lóra, tenho 15 anos, mais ou menos -  porque, quando a minha mãe me achou, eu já era uma mocinha prenha. Perdi o bebê cachorrinho porque estava muito fraquinha. Até que tentei, nestes anos todos, ter um filhote... mas não deu certo. Mesmo assim, sou muito feliz. Sou muito faminta e um pouco gordinha, como a minha mamãe-dona. Não sei mais latir, só que faço agora é um pequeno ruído que mais parece um miado de gatinha. Pois é, o tempo passa e eu estou aqui, firme! 

Imaginem só, os meus donos, que chamo de mamãe e papai, resolveram se mudar desta casa, onde tem um pé de goiaba branca, um de vermelha, um pé de graviola, uma mangueira, muitas flores que a minha mãe planta, enquanto tomo conta dela dia e noite. Os meus pais são uns sortudos: aqui nesta casa vai ser construído um edifício de oito andares! Lá se vão os meus sonhos embora e, com eles, as flores e árvores que a mamãe plantou! Mas vale a pena, tudo em nome dos tempos modernos! Sabem o que me deixa muito tristinha? Eu vou ter que morar num apartamento – : apertamento, isso sim! Esses homens - que imaginam que pensam -  são mesmo complicados...
E, olhem só, o meu problema é duplo: o meu coleguinha, Benji Bolino Babau, que a mamãe catou por aí também, é um velhinho que vai ficar também sem o espaço dele. Eu, pelo menos, o meu pai deixou ficar com a mamãe, mas o Bolino, tadinho, vai ter que encontrar uma nova casa. Meu pai-dono disse que só vai levar a Layka, aquela poodle pretinha que ganharam, minha amiguinha.

Eu sei que somos muito amados pelos donos da casa – eu sei que sou, eu sinto isso! – mas sabemos que não podemos ser felizes naquele “apertamento” que eles arrumaram. Parece mais uma gaiola onde as pessoas parecem passarinhos presos – imagine se eu vou ficar lá dentro! Preciso é de espaço, como tenho agora!

Bom, enquanto isso não acontece, vou ficando por aqui, quietinha, esperando para ver no que dá. E claro que vou continuar enchendo a paciência da minha mamãe-dona para me dar os melhores pedaços de papá...


                        (Sunny, escrita em Julho de 1995)



Observações Importantes:

Teca e Benjie foram dois pequineses lindos que viveram comigo por muitos anos. Teca resolveu morar com o Papai do Céu antes da mudança para o “apertamento”, enquanto o edifício estava sendo construido.

Benjie foi morar em Iriri-ES e viveu apenas seis meses. 

Layka foi minha maior companheira por 14 anos.

Com Teca, Benjie e Layka um pedaço de mim foi morar no Céu, bem juntinho dos três. 

Ah, o nome do edifício construido é "Solar das Acácias", onde moro com uma vira-latas chamada
Lady Nina - uma mistura de todos os cães que eu tive.

Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 02/01/2007
Alterado em 20/10/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com