free web counter
Textos



Que cheiro é esse?





              "Escreva sobre cheiros... Você já sentiu o  cheiro de uma violeta de canteiro? Não aquelas de vasos... Tem um cheiro tão bom..."
 
 


Os moradores das poucas casas que ainda restam no meu bairro são idosos. Vejo estas pessoas desacelerando a vida, dando lugar a outros hábitos, adaptando-se à vida de agora. São calados e adoram cuidar dos seus jardins, acompanhando cada folhinha que cresce.  Passando por uma das casas, encontrei um saco plástico cheio de goiabas em cima do muro, à espera de alguém passar e levar. Meu bairro tem mangueiras, goiabeiras e semana passada encontrei dois pés de amoras em plena rua, com cachos multicores: verdes, rosa claro e cor de vinho. Fascinante!



Um dos maiores prazeres que um ser humano pode ter é o olfato. Quantas vezes eu senti cheiro de sabonete inundando o prédio inteiro. Dá uma sensação tão boa... de vida correndo, de limpeza, de arrumação, de cuidar do corpo, fazê-lo cheiroso! Não sei identificar qual é o cheiro que eu mais gosto de sentir. Talvez seja um perfume e neste momento eu me coloco no lugar de Al Pacino, perfeito, magnífico, em “Perfume de Mulher”. Tem um perfume que eu uso muito, o “Spirit”. É uma mistura dos meus sentimentos, sempre muito leves, inundando todo meu corpo e alma. Quando eu vi o vidro azul, todo torneado, eu me apaixonei e nunca mais deixei de usar o seu conteúdo maravilhoso. Alterno outros perfumes, mas o fascínio do Spirit fica e volto correndo para ele.



Eu gosto de natureza, de  terra molhada, de caminhos de eucaliptos em dia de frio, de folhas de manjericão e todos os outros tipos de ervas. Costumo cultivá-las e sempre que vou na casa de alguém que tenha um jardim eu dou um jeito de conseguir um galhinho. É incrível como os pequenos galhos viram um monte de folhas lindas e cheirosas em poucos dias. Não é qualquer pessoa que gosta de dar um pedacinho de suas plantinhas, mas eu sou teimosa e sempre ganho um. Fiquei muito triste quando eu pedi um ramo de uma erva e a moça, com má vontade e apenas por educação,  me deu o menor que tinha... e ele se recusou a crescer. E eu fiquei imaginando o cheiro bom que ele ia me dar, se tivesse sido dado com amor. Fica pra outra vez e sei que ela virá.



Os cheiros nos acompanham a vida inteira. Cheiro de bebê é tão bom que a gente se desmancha todo. Cheiro de criança suja de lama é engraçado. No cheiro do adolescente descobrimos os perfumes, os xampus, um estilo. No cheiro de mulher feita surgem os adocicados, amadeirados, florais. No cheiro de pessoas mais velhas tem aqueles perfumes antigos, tipo “Alma de Flores”. Não importa qual cheiro nos fascina mais. Eu gosto de todos, até de pratos deliciosos sendo confeccionados na televisão. Costumo vivenciar intensamente o que vejo, dou vida mesmo a tudo e os cheiros fazem parte da minha.





Sabemos como os cheiros trazem recordações e momentos especiais. O cheiro de pele – aquela coisa de pele mesmo – é algo que não sai, mesmo que anos se passem. O amor da vida da gente pode não usar nem sabonete, mas seu cheiro é sui generis...



 
Domingo de Chuva em Águas de Março.


Obs: A primeira foto é de minha varandinha. As outras foram colhidas no DeusGoogle.





Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 06/03/2011
Alterado em 06/03/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com