free web counter
Textos


Sempre aos domingos


 
 
Ontem, quando éramos ainda muito pequenos, íamos dormir cheios de esperança de que o pratinho de alumínio pintado de branco e bordas vermelhas amanheceria cheio de balas, bombons, doces, pirulitos! Santa Luzia era quem nos ofertava as balinhas enquanto dormíamos...

 
Mas que coisa, né? Estas lembranças boas estão sempre me envolvendo e muitas vezes eu choro de saudade de uma vida linda que tivemos... Uma das pessoinhas que eu adorava era a própria: a Luzia, minha amiga de criança e adolescente. Quando eu vejo a Luzia hoje, fico a pensar como uma pessoa pode ser cada dia melhor. Luzia é uma delas!
 
A danadinha, por ter o nome da Santa, no dia 13 de dezembro saía pelas ruas com o pratinho entupido de doces! A gente ganhava também, mas no pratinho de Luzia tinha mais. Afinal, era o dia dela, de ser muito feliz e continuar com aqueles olhos azuis que Deus lhe deu (lindos) e espalhar a candura, simplicidade e muito afeto por nós.

 
A Luzia é sobrinha de uma senhora que foi casada com um pintor conhecido. Quando ele morreu, muito jovem, deixou uma coleção de livros maravilhosa. E eu, com dez anos, já tinha lido todos os autores, desde Machado de Assis a José de Alencar, graças à tia da Luzia... Mas isso é uma parte da minha vida que eu deixo pra depois... Não quero relembrar coisas que me trazem recordações que me fizeram chorar, ainda menina. Tempo que passou! Hoje é bom demais sorrir!
 
...E  é domingo de novo... o sol brilha, brilha e brilha nesta ilha deliciosa, que parece um prato de doces (eu adoro cocada de abóbora, doce de mamão e bala de puxa-puxaaaaa!)
 
E como é domingo, o Sol vai contornar cada pedaço de mim, vou ouvir as ondas indo e vindo, vou estrear meus óculos de sol lindos de viver, sorver aquelas músicas que eu adoro, tirar fotos, dizer “Bom dia, meu Sol”.
 
Enquanto isso, deixo o pratinho vazio, sem nenhuma balinha, guardada no armário. Santa Luzia vive muito dentro das minhas lembranças de menina...ah, se vive!


 
Bom domingo Feliz!
 
 
 
 
 
 

Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 13/12/2009
Alterado em 30/12/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com