free web counter
Textos



 
Criando Vidas!


Páscoa é renascimento e hoje, como é dia de prosa, vamos contar sobre uma Noninha maravilhosa.

Hoje é mais fácil a mãe dar a luz a seus filhos.
Ela é preparada para a chegada do bebê com o pré-natal e aí durante toda gestação é avisada com exames minuciosos, que vai ser mãe de menina, menino ou gêmeos... prepara o enxoval com carinho... e a familia inteira participa ativamente da gestação.  Saberá qual o sexo e quando estiver pronta para dar a luz, escolherá entre parto normal ou cesariana. É incrível, pois ela poderá escolher também, o dia que a criança vai nascer! O que é mais especial, é que pode até gerar filhos de outras mulheres ...   Muito nos separa deste tempo, daquele que se vai longe, quando as crianças nasciam pelas mãos de fadas maravilhosas: as parteiras.

Ainda hoje existem estes anjos...

Em nossa Cidade havia uma senhorinha de nome Cizella. Ela era pequena e magrinha, não enxergava bem, e só tinha uma visão de um olho. Era de uma garra de fazer inveja a qualquer pessoa!  Ela era uma parteira. Das mãos dela chegaram ao mundo, minha mãe, meus tios,  meus irmãos e eu, e  a população inteira da época que ela viveu em nossa terra. Era fácil, na hora que a futura mamãe estivesse sentindo as primeiras dores do parto, a família ia correndo buscar a Dona Cizela.

Não importava pra ela se era tarde ou era cedo. Pegava sua trouxinha e ia ela, batendo seus chinelos, com seus passos rápidos e seguros.  Muitas vezes debaixo de temporal, montada no lombo de um burrico, mas com a alegria de quem tinha certeza, que estava contribuindo  para ajudar na chegada de mais uma vida.
Levava consigo a fé e a humildade. Nunca cobrava um tostão pelo trabalho que fazia. Às vezes ganhava uma galinha, um pedaço de carne, um pouco de feijão, o que havia de mais precioso de dentro das humildes casas, lhe era oferecido. E ela não fazia questão de nada, só queria ajudar, com o dom que Deus lhe havia dado, o de trazer ao mundo, por suas mãos de fada.

Claro que não me lembro de quando eu nasci, mas tenho certeza que ela disse pra minha mãe: -  É uma linda menina! -  Era assim que ela falava sempre, cheia de alegria!

Eu sei que ainda hoje nos lugares mais distantes da civilização existem muitas donas Cizelas, com a mesma pureza e o mesmo amor. O amor de servir a quem precisa, de uma mão firme para mostrar ao mundo, que na simplicidade é que está o segredo da vida! deixo aqui meu carinho e minha singela homenagem a estas mulheres guerreiras. Eu sei que, batendo palmas para dona Cizela, estou homenageando dezenas de outras mulheres que fazem deste dom, o começo de uma nova vida!

Que pena, não conheço agora nenhuma parteira! Mas se conhecesse lhe beijaria as mãos e diria:

- Deus abençoe suas mãos, pensando nas mãos da Nona Cizella!


(Maria Cecília Sancio Lóss é a minha contista preferida... Além do mais, é minha irmã... FELIZ PÁSCOA!)

 


Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 11/04/2009
Alterado em 20/10/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com