free web counter
Textos


Os papelotes da Anjinha

 
 
.
.. Nem tanto tempo assim se passou, mas existem momentos na vida da gente que nunca podemos esquecer. Hoje é dia de Nossa Senhora de Lurdes, aquela que apareceu  para Bernadette Soubirous, na gruta de Massabielle, em 1858, por dezoito vezes. A senhora dizia ser a Imaculada Conceição. Quem lê e entende sobre o que ocorreu naquele lugar passa a ter uma visão de profunda reflexão sobre as aparições.
 
... Mas eu era uma das anjinhas da gruta (foto aqui) onde, todos os anos, ia à missa com as coleguinhas e as centenas de famílias italianas da pequena cidade de Santa Teresa, no Estado do Espírito Santo, para homenagear aquela Senhora bonita, com um laço azul em torno de seu manto branco.
 
Até que eu entendesse o que se passou em Massabielle, no Sul da França, muitos anos se passariam para que eu pudesse ter noção do ocorrido e entendesse sobre a fonte de água que brotou, no início muito fraquinha, que atualmente jorra 122 mil litros por dia e é um dos lugares mais visitados do mundo.
 
Como era dia de festa e minha família, através da grande fé do meu pai, se preparava para as homenagens à Nossa Senhora. Minha mãe fabricou asas de anjo com penas de ganso bem branquinhas e uma roupinha de seda, que me fazia mais loura do que já era.
 
O que era difícil mesmo era enfrentar os papelotes molhados de sabonete que minha irmã Cecília, cuidadosamente, teimava em colocar nos meus cabelos de milho, pra ficar com cachinhos. O resultado era um desastre total, com os meus cabelos louros amassados e inacreditavelmente estranhos!
 
Lá ia eu,asinhas batendo, cabelo amassado, toda feliz pra gruta, com as minhas amiguinhas. A gruta foi construída de pedras e existe até hoje, a poucos metros da casa dos meus pais. Nesta construção, havia pequenos espaços onde podiam ser colocadas jarras de flores e...  pequenos anjinhos, como eu, durante toda a celebração.
 
Eu morria de medo, lá de cima, olhando todo mundo rezando alto e, pra dizer a verdade, nada entendia! O que eu queria mesmo é que terminasse logo pra ganhar algodão doce, milho cozido e pipoca, na festa que ia acontecer logo depois das orações e do sermão do padre.
 
A maior das minhas alegrias era chegar em casa, tirar as asas, molhar os meus cabelos de milho e colocar meu vestidinho de algodão pra brincar com as amiguinhas...Ah, como era bom ficar sem os papelotes...
 
... E hoje, tantos anos se passaram e eu não tenho nada de anjo nem uso papelotes nos cabelos. Mas não tem nem duas horas que chorei apenas cinco vezes, de pura emoção, na Basílica de Santo Antonio, em Vitória, isso chorei...

Senti a presença pura do meu pai, que foi morar lá naquele céu azul que não podemos ver daqui de baixo...quem sabe até já entrou na fila pra conhecer a Mãe de Jesus.
 
Fiquei com saudade dos papelotes, se fiquei...




Foto : Gruta de Nossa Senhora de Lurdes - Santa Teresa - ES (by Sunny)
 
 


Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 11/02/2009
Alterado em 31/07/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com