free web counter
Textos

A galinha da procissão (*)



Nos anos idos, muitos deles... nas cidades do interior, comemorava-se cada Santo no seu dia e  em Santa Teresa - ES, não era  diferente. Nos distritos, cujos nomes eram, na sua maioria, nome de santos, tinha festa quase todo dia!

As moças de vestidos brancos, véus e grinaldas, pareciam noivas subindo ao altar. Iam todas cantando ao redor da igreja do santo, acompanhando a procissão, muito compenetradas.


Entre elas, uma se destacava pela beleza, bom humor, jovialidade e era muito levada da breca! Dona Pina, moça bonita, tinha uma voz maravilhosa. Ninguém casava sem ouvir a “Ave Maria” cantada por ela. Era fantástico, maravilhoso! - Mas era também alegre e gozadora. Aprontava todas! 
 
Numa dessas procissões bem no interior, perto da igreja havia um galinheiro, cheio de galinhas pé duro, super-gordas e apetitosas . Dona Pina não perdeu tempo! Sempre levava consigo um “embornal” (sacola de pano) e passou a mão  numa galinha vermelha, gorda de dar gosto.

E lá foi ela pra procissão com a galinha no embornal. Bem no meio da procissão a danada da galinha começou a cacarejar. E Dona Pina não sabia o que fazer. Cada cacarejada era uma voz de “Ave Maria” quase gritando.

A galinha fazia cocoricó  e a Pina :   

 
- “Santa Maria, Mãe de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!”   o mais alto possível, para encobrir o som da galinha.

O povo estranhou e começou a desconfiar. As amigas riam tanto e a Pina nada, estava séria e entre uma “ave-maria” e outra a festa acabou. A cidade foi dormir às gargalhadas!

 
E a nossa querida Pina, toda contente, voltou pra casa, pediu perdão ao santo e comeu a galinha com direito a canja e tudo.

Saudades dela! Depois eu volto...



(*) Maria Cecília Sancio Lóss,  irmã de Sunny,  relembrando maravilhosos tempos idos,com muito orgulho.
 

 
Ilustração : Foto da Pina – segunda da esquerda para a direita. Acervo Nice Marrochi, 1917. Digitalização do livro “Santa Teresa – Viagem no Tempo – 1873/2008”,. De Sandra Gasparini.
 
Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 13/01/2009
Alterado em 10/01/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com