free web counter
Textos


Os cortes de primavera

 


Tenho uma amiguinha especial, que já me acompanha há oito longos anos. Quando ela veio trabalhar na minha casa, quase não nos víamos, pois eu saia quando ela chegava... Mesmo assim, sempre houve, entre nós, muita cumplicidade, amizade verdadeira.

Agora, mesmo que ainda tenha muito que ser feito no apartamento, ela tem vindo apenas duas vezes na semana e divide seu trabalho em um cerimonial para eventos infantis. Na época que ela deixou a minha casa, ambas tivemos grande dificuldade de aceitar tanta mudança... Eu senti demais a falta dela, de sua ajuda ininterrupta, das revisões nos meus textos, na organização do meu último livro. Em troca, eu ajudava nos trabalhos de escola, porque praticamente a obriguei a voltar a estudar.

Mas o que isso tem a ver com a primavera?

Ela ganha brindes das pessoas que participam das festinhas infantis e, dentre eles, flores.  Um dia desses, ao chegar em casa, levei um susto enorme! Minha varanda estava com três enormes vasos com pequenas margaridas, lindos! Fiquei muito feliz, pois sabia que ela estava repassando algo que ganhou para mim...

Os dias foram passando e as margaridinhas, mesmo regadas todos os dias, foram secando... e eu fiquei triste. Veio-me à lembrança que, se eu podasse bem baixinho os seus galhos, talvez a natureza fosse minha amiga e deixaria que outras margaridas tomassem o lugar das que secaram.

Deu certo... pequenos brotos estão despontando dentro do vaso de flores. Isso me fez lembrar as dezenas de vezes que eu tive que podar o meu pensamento, as minhas atitudes, as minhas vontades, os meus sonhos em favor da vontade de outrem...

 

Olho pra dentro de mim e vejo que todas as vezes que eu tive que enfrentar minhas dores (umas tantas...) serviram-me para lembrar sempre que a primavera sempre vem depois de um inverno frio.


 

 

“Aprendi com a primavera a me deixar cortar e voltar sempre inteira”  -  disse a grande poetisa Cecília, um dia...

Novembro 18, 2008

(Pronto, Márcia, já fiz o meu dever de casa... quero a nota!)


Ilustração: pesquisa na Net, moldura by Sunny

Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 18/11/2008
Alterado em 31/07/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
art by kate weiss design
www.amordepoeira.com -- Academia Feminina Espirito Santense de Letras - AFESL -- www.afesl-es.ning.com